terça-feira, 31 de maio de 2022

«A minha alma glorifica o Senhor»

Terça-Feira, 31 De Maio
Visitação de Nossa Senhora - Festa

Calendário ordinário


Santa Maria na sua Visitação - Santa Maria na sua Visitação | Maria - Mãe da Igreja | Mais...


Livro de Sofonias 3,14-18.

Clama jubilosamente, filha de Sião; solta brados de alegria, Israel. Exulta, rejubila de todo o coração, filha de Jerusalém.
O Senhor revogou a sentença que te condenava, afastou os teus inimigos. O Senhor, Deus de Israel, está no meio de ti e já não temerás nenhum mal.
Naquele dia, dir-se-á a Jerusalém: «Não temas, Sião, não desfaleçam as tuas mãos.
O Senhor teu Deus está no meio de ti, como poderoso salvador. Por causa de ti, Ele enche-Se de júbilo, renova-te com o seu amor, exulta de alegria por tua causa,
como nos dias de festa». Afastei para longe de ti a desventura, a humilhação que te oprimia, Jerusalém.

Livro de Isaías 12,2-3.4bcd.5-6.

Deus é o meu Salvador,
tenho confiança e nada temo.
O Senhor é a minha força e o meu louvor.
Ele é a minha salvação.

Tirareis água, com alegria,
das fontes da salvação.
Agradecei ao Senhor,
invocai o seu nome.

Anunciai aos povos a grandeza das suas obras,
proclamai a todos que o seu nome é santo.
Cantai ao Senhor, porque Ele fez maravilhas,
anunciai-as em toda a Terra.

Entoai cânticos de alegria e exultai,
habitantes de Sião,
porque é grande no meio de vós
o Santo de Israel.

Evangelho segundo São Lucas 1,39-56.

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá.
Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo
e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?
Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio.
Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».
Maria disse então:
«A minha alma glorifica o Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
porque pôs os olhos na humildade da sua serva,
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada
todas as gerações.
O Todo-poderoso fez em mim maravilhas,
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que O temem.
Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo,
lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais,
a Abraão e à sua descendência para sempre».
Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.

Tradução litúrgica da Bíblia

Partilhar o Evangelho no Facebook.




São Paulo VI (1897-1978)
papa de 1963 a 1978
Exortação apostólica sobre a alegria cristã «Gaudete in Domino» (© Libreria Editrice Vaticane)

«A minha alma glorifica o Senhor»

Há vinte séculos que a fonte da alegria cristã não cessa de jorrar na Igreja, especialmente no coração dos santos. [...] Na primeira fila, está a Virgem Maria, a cheia de graça, a Mãe do Salvador. Acolhedora do anúncio do alto, Serva do Senhor, Esposa do Espírito Santo, Mãe do Filho eterno, a sua alegria irrompe diante de sua prima Isabel, que tinha elogiado a sua fé, dizendo: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, [...] de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações».

Ela compreendeu, melhor que qualquer outra criatura, que Deus faz maravilhas: o seu nome é santo, Ele mostra a sua misericórdia, exalta os humildes, é fiel às suas promessas. O desenrolar visível da vida de Maria não sai da trama habitual; mas ela medita nos mais pequenos sinais de Deus, recordando-os no seu coração (cf Lc 2,19.51). Não lhe foram poupados sofrimentos: está de pé junto da cruz, eminentemente associada ao sacrifício do Salvador inocente, Mãe das dores. Mas está também aberta sem medida à alegria da ressurreição; e foi elevada em corpo e alma à glória do Céu. Primeira a ser resgatada, imaculada desde o momento da sua conceção, incomparável morada do Espírito, habitáculo puríssimo do Redentor dos homens, ela é ao mesmo tempo a Filha bem-amada de Deus e, em Cristo, a Mãe universal. Ela é o símbolo perfeito da Igreja terrena e glorificada.

  

As palavras proféticas a respeito da nova Jerusalém adquirem uma ressonância maravilhosa na sua existência singular de Virgem de Israel: «Eu exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, porque me revestiu com as vestes da salvação e me envolve no manto da justiça, como o jovem esposo se adorna com o diadema, como a noiva se enfeita com as suas joias» (Is 61,10).

Se não quer receber mais e-mails nossos, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário