quarta-feira, 18 de maio de 2022

«Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto»

Quarta-Feira, 18 De Maio
Quarta-feira da 5ª semana da Páscoa

Calendário ordinário


S. João I - S. João I | Santa Rafaela Maria - virgem, fundadora, +1925 | Mais...


Livro dos Atos dos Apóstolos 15,1-6.

Naqueles dias, alguns homens que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos de Antioquia: «Se não receberdes a circuncisão, segundo a Lei de Moisés, não podereis salvar-vos».
Isto provocou muita agitação e uma discussão intensa que Paulo e Barnabé tiveram com eles. Então decidiram que Paulo e Barnabé e mais alguns discípulos subissem a Jerusalém, para tratarem dessa questão com os Apóstolos e os anciãos.
Despedidos afavelmente pela Igreja, atravessaram a Fenícia e a Samaria, onde narravam a conversão dos gentios, causando grande contentamento a todos os irmãos.
Ao chegarem a Jerusalém, foram recebidos pela Igreja, pelos Apóstolos e pelos anciãos, e contaram tudo o que Deus tinha feito por seu intermédio.
Ergueram-se alguns homens do partido dos fariseus que tinham abraçado a fé, para dizerem que era preciso circuncidar os gentios e impor-lhes a observância da Lei de Moisés.
Então os Apóstolos e os anciãos reuniram-se para examinar o assunto.

Livro dos Salmos 122(121),1-2.3-4a.4b-5.

Alegrei-me quando me disseram:
«Vamos para a casa do Senhor».
Detiveram-se os nossos passos
às tuas portas, Jerusalém.

Jerusalém, cidade bem edificada,
que forma tão belo conjunto!
Para lá sobem as tribos,
as tribos do Senhor.

Segundo o costume de Israel,
para celebrar o nome do Senhor;
ali estão os tribunais da justiça,
os tribunais da casa de David.

Evangelho segundo São João 15,1-8.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor.
Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto.
Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei.
Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim.
Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer.
Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem.
Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido.
A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».

Tradução litúrgica da Bíblia

Partilhar o Evangelho no Facebook.




São Cirilo de Alexandria (380-444)
bispo, doutor da Igreja
Comentário sobre o Evangelho de João, 10,2

«Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto»

O Senhor afirma [...] que é a videira, para nos ensinar a unirmo-nos ao seu amor e nos mostrar a quantidade de graças que recebemos por estarmos unidos a Ele. E compara a ramos os que estão unidos a Ele, presos e fixos nele de alguma forma, afirmando que são já «participantes da natureza divina» (2 Pe 1,4), porque receberam o Espírito Santo. De facto, o que nos une a Cristo Salvador é o Espírito Santo. [...]

Com efeito, recebemos o novo nascimento dele e nele, no Espírito, para dar frutos de vida; não da vida anterior e ultrapassada, mas da vida renovada pela fé e pelo amor a Ele. Permaneçamos neste estado, enxertados em certa medida em Cristo, unidos custe o que custar ao mandamento sagrado que nos foi dado. Esforcemo-nos por conservar os benefícios desta nobreza, ou seja, por não «ofender o Espírito Santo» (Ef 4,30), que fez de nós sua morada e através de quem sabemos que Deus permanece em nós. [...]

Assim como a cepa da vinha fornece e distribui aos ramos a sua qualidade natural e própria, assim o Verbo, Filho Único de Deus Pai, introduz nos santos um [...] parentesco com a sua natureza, dando-lhes o Espírito, sobretudo aos que estão unidos a Ele pela fé e pela santidade perfeita. Ele alimenta-os e faz crescer o seu fervor; e desenvolve neles a capacidade para as virtudes e para a bondade total.

Se não quer receber mais e-mails nossos, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário