domingo, 16 de janeiro de 2011

Profecia do Dia

Segunda-feira, dia 17 de Janeiro de 2011
Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum

Santo Antão, abade, +356



Comentário ao Evangelho do dia feito por
João Paulo II : A Igreja, esposa de Cristo

Leituras

Heb. 5,1-10.
Todo o Sumo Sacerdote tomado de entre os homens é constituído em favor dos
homens, nas coisas respeitantes a Deus, para oferecer dons e sacrifícios
pelos pecados.
Pode compadecer-se dos ignorantes e dos que erram, pois também ele está
cercado de fraqueza;
por isso, deve oferecer sacrifícios, tanto pelos seus pecados, como pelos
do povo.
E ninguém tome esta honra para si mesmo, mas somente quem é chamado por
Deus, tal como Aarão.
Assim também Cristo não se atribuiu a glória de se tornar Sumo Sacerdote,
mas concedeu-lha aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Eu hoje te gerei.
E, como diz noutro passo: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de
Melquisedec.
Nos dias da sua vida terrena, apresentou orações e súplicas àquele que o
podia salvar da morte, com grande clamor e lágrimas, e foi atendido por
causa da sua piedade.
Apesar de ser Filho de Deus, aprendeu a obediência por aquilo que sofreu
e, tornado perfeito, tornou-se para todos os que lhe obedecem fonte de
salvação eterna,
tendo sido proclamado por Deus Sumo Sacerdote segundo a ordem de
Melquisedec.


Salmos 110,1.2.3.4.
Disse o SENHOR ao meu senhor: «Senta-te à minha direita, e Eu farei dos
teus inimigos um estrado para os teus pés.»
De Sião, o SENHOR estenderá o ceptro do teu poder. Dominarás os teus
inimigos na batalha!
tua família é de nobres, desde o dia em que nasceste; no esplendor do
santuário, das entranhas da madrugada, como orvalho, Eu te gerei.
SENHOR jurou e não voltará atrás: «Tu és sacerdote para sempre, segundo a
ordem de Melquisedec.»


Marcos 2,18-22.
Estando os discípulos de João e os fariseus a jejuar, vieram dizer-lhe:
«Porque é que os discípulos de João e os dos fariseus guardam jejum, e os
teus discípulos não jejuam?»
Jesus respondeu: «Poderão os convidados para a boda jejuar enquanto o
esposo está com eles? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar.
Dias virão em que o esposo lhes será tirado; e então, nesses dias, hão-de
jejuar.»
«Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, pois o pano novo puxa o
tecido velho e o rasgão fica maior.
E ninguém deita vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho romperá os
odres e perde-se o vinho, tal como os odres. Mas vinho novo, em odres
novos.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por

João Paulo II, Papa entre 1978 e 2005
Carta apostólica «Mulieris dignitatem» §§ 23,26 (trad. © copyright Libreria Editrice Vaticana)

A Igreja, esposa de Cristo

As palavras da Carta aos Efésios têm uma importância fundamental: «Maridos,
amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou a Si mesmo
por ela, a fim de santificá-la, purificando-a com o banho de água
juntamente com a palavra, para apresentá-la a Si próprio resplandecente de
glória, sem mancha, nem ruga. [...] Por isso, o homem deixará pai e mãe,
unir-se-á à sua mulher e passarão os dois a formar uma só carne. Grande
mistério é este; digo-o referindo-me a Cristo e à Igreja» (5, 25-32).


O mistério pascal revela plenamente o amor esponsal de Deus. Cristo é o
Esposo porque «Se entregou a Si mesmo»: o Seu corpo foi dado, o Seu sangue
foi derramado (cf. Lc 22, 19-20). Deste modo «amou até ao fim» (Jo 13, 1).
O dom sincero expresso no sacrifício da Cruz ressalta de modo definitivo o
sentido esponsal do amor de Deus. Cristo é o Esposo da Igreja, como
redentor do mundo. A Eucaristia torna presente e de modo sacramental
realiza novamente o acto redentor de Cristo, que cria a Igreja, Seu corpo.
A este corpo Cristo une-Se como o esposo com a esposa. Tudo isto está
presente na Carta aos Efésios. No «grande mistério» de Cristo e da Igreja é
introduzida a eterna «unidade dos dois», constituída desde o princípio
entre o homem e a mulher.




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