quinta-feira, 26 de maio de 2022

A alegria da felicidade de Deus

Quinta-Feira, 26 De Maio
Quinta-feira da 6ª semana da Páscoa

Calendário ordinário


S. Filipe Néri - S. Filipe Néri | Mais...


Livro dos Atos dos Apóstolos 18,1-8.

Naqueles dias, Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto.
Encontrou lá um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente chegado de Itália, com Priscila, sua mulher, porque o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo juntou-se a eles
e, como era da mesma profissão, fabricante de tendas, ficou em sua casa para trabalharem juntos.
Todos os sábados, Paulo falava na sinagoga, procurando convencer tanto judeus como gregos.
Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedónia, Paulo consagrou-se totalmente à pregação, afirmando aos judeus que Jesus era o Messias.
Mas perante a oposição e blasfémias deles, sacudiu as vestes e declarou-lhes: «O vosso sangue recaia sobre as vossas cabeças. Eu não sou responsável por isso. A partir de agora, vou dirigir-me aos gentios».
Saiu dali e foi para casa de Tício Justo, homem que adorava a Deus e morava junto da sinagoga.
Entretanto, Crispo, chefe da sinagoga, acreditou no Senhor, ele e a sua família, e muitos coríntios que ouviam a palavra de Paulo abraçavam também a fé e recebiam o batismo.

Livro dos Salmos 98(97),1-4.

Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória.

O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade,
em favor da casa de Israel.

Os confins da Terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, Terra inteira,
exultai de alegria e cantai.

Evangelho segundo São João 16,16-20.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me».
Alguns discípulos disseram entre si: «Que significa isto que nos diz: "Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me", e ainda: "Eu vou para o Pai"?».
E perguntavam: «Que é esse pouco tempo de que Ele fala? Não sabemos o que está a dizer».
Jesus percebeu que O queriam interrogar e disse-lhes: «Procurais entre vós compreender as minhas palavras: "Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me".
Em verdade, em verdade vos digo: chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria».

Tradução litúrgica da Bíblia

Partilhar o Evangelho no Facebook.




São Charles de Foucauld (1858-1916)
eremita e missionário no Saara
§92, Salmo 46

A alegria da felicidade de Deus

«Deus subiu por entre aclamações, o Senhor subiu ao som da trombeta. Cantai a Deus, cantai! Cantai ao nosso Rei, cantai!» (Sl 46,6-7 LXX). [...] Os últimos versículos deste salmo aplicam-se à alegria e à glória de Deus em geral, e em particular à ascensão de Nosso Senhor: «Ascendit Deus in jubilo». [...]

Que o fundamento sólido, inabalável, da nossa alegria esteja na Terra e no Céu: a felicidade por Deus ser Deus, a felicidade porque Nosso Senhor «ressuscitou e não morrerá jamais» (Rm 6,9), mas permanece eternamente bem-aventurado! Obrigado, meu Deus, por nos dardes esta fonte inesgotável de alegria, por a incluirdes nos vossos livros, na santa liturgia e a derramardes pela vossa graça nos nossos corações, permitindo-nos compreender e saborear esta bendita verdade! Como sois bom, Vós que desta forma nos fazeis participar, aqui no exílio, na exata medida do amor que temos, da felicidade dos bem-aventurados no Céu! [...]

Na Terra haverá sombras, mas que esta visão de paz e de infinita felicidade ponha nas nossas almas um fundo de paz e de felicidade invariáveis, que nada nos possa tirar, porque o seu fundamento é eterno. Que venham as tristezas, têm de vir, Jesus também as sentiu, mas que permaneçam apenas à superfície das nossas almas, que o seu fundo permaneça imutavelmente sereno, como o fundo da alma de Jesus, sempre unido ao Pai, sempre na posse da visão beatífica. Nós não temos essa visão; mas temos dela como que um alvorecer, uma aurora.

Se não quer receber mais e-mails nossos, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário