quarta-feira, 25 de maio de 2022

«O Espírito da verdade [...]receberá do que é meu e vos há de anunciá-lo»

Quarta-Feira, 25 De Maio
Quarta-feira da 6ª semana da Páscoa

Calendário ordinário


Santa Maria Madalena de Pazzi - Santa Maria Madalena de Pazzi | S. Gregório VII - papa, +1085 | Mais...


Livro dos Atos dos Apóstolos 17,15.22-34.18,1.

Naqueles dias, os que acompanhavam Paulo levaram-no a Atenas e voltaram em seguida, encarregados de transmitirem a Silas e a Timóteo a ordem de irem ter com Paulo o mais depressa possível.
Um dia, Paulo, de pé no meio do Areópago, disse: «Atenienses, vejo que sois em tudo extremamente religiosos.
Na verdade, quando eu andava percorrendo a vossa cidade e observando os vossos monumentos sagrados, encontrei até um altar com a inscrição: "Ao Deus desconhecido". Pois bem: Aquele que venerais sem O conhecer, é esse que eu vos anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe é o Senhor do céu e da Terra. Não habita em templos feitos por mãos humanas,
nem é servido pelas mãos dos homens, como se tivesse necessidade de alguma coisa. É Ele que a todos dá a vida, a respiração e tudo o mais.
Criou de um só homem todo o género humano, para habitar sobre a superfície da Terra, e fixou períodos determinados e os limites da sua habitação,
para que os homens procurassem a Deus e se esforçassem realmente para O atingir e encontrar. Na verdade, Ele não está longe de cada um de nós.
É nele que vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dos vossos poetas: "Somos da raça de Deus".
Se nós somos da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e engenho do homem.
Sem olhar a estes tempos de ignorância, Deus fez saber agora aos homens que todos e em toda a parte se devem arrepender;
pois Ele fixou um dia em que há de julgar o universo com justiça por meio de um homem que escolheu, e deu a todos motivo de crédito, ressuscitando-O de entre os mortos».
Ao ouvirem falar da ressurreição dos mortos, alguns zombavam, mas outros disseram: «Havemos de te ouvir falar disto ainda outra vez».
Foi assim que Paulo saiu do meio deles.
No entanto, alguns homens juntaram-se a Paulo e abraçaram a fé; entre eles, Dionísio, o Areopagita, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.
Depois disto, Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto.

Livro dos Salmos 148(147),1-2a.11-12ab.14abcd.

Louvai o Senhor do alto dos céus,
louvai-O nas alturas,
louvai-O, todos os seus Anjos.
Reis e povos do mundo,

príncipes e todos os juízes da Terra,
jovens e donzelas,
velhos e crianças;
Exaltou a força do seu povo:

louvem-no todos os seus fiéis,
os filhos de Israel,
seu povo eleito.

Evangelho segundo São João 16,12-15.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora.
Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vos há de anunciá-lo.
Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vos há de anunciá-lo».

Tradução litúrgica da Bíblia

Partilhar o Evangelho no Facebook.




São John Henry Newman (1801-1890)
teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra
Sermão «Christ Manifested in Remembrance», PPS t. 4, n.° 17

«O Espírito da verdade [...]receberá do que é meu e vos há de anunciá-lo»

Ao deixar os apóstolos, vendo-os tristes, Nosso Senhor consolou-os com a promessa de lhes enviar outro guia e mestre, em quem poderiam depositar a sua confiança, e que seria para eles mais do que Ele tinha sido. [...] Mas este novo e misericordioso Consolador, trazendo consigo uma graça ainda maior, não podia esconder nem obscurecer Aquele que O tinha precedido. [...] E, ao manifestar-Se, não podia senão manifestar o Filho, pois Ele é um com o Filho, Ele é o Espírito que procede do Filho. Nem poderia deixar de lançar nova luz sobre a compaixão e as perfeições daquele cuja morte na cruz abriu ao Espírito Santo um acesso misericordioso ao coração do homem. [...]

Cristo disse explicitamente aos seus apóstolos: «Ele Me glorificará». [...] Como é que o Espírito glorifica o Filho de Deus? Revelando que aquele que Se entregou como Filho do homem era o Filho único do Pai (cf Jo 1,18). [...] Realmente, o Salvador tinha afirmado que era o Filho de Deus [...], tinha dito tudo o que era necessário dizer-nos, mas os seus apóstolos não O tinham compreendido. Mesmo confessando a fé com convicção sob a secreta ação da graça de Deus, não compreendiam ainda tudo o que afirmavam. [...]

As palavras do nosso Salvador permanecem, mas aguardam algum tempo até serem esclarecidas; era isso que Ele guardava para a hora da vinda daquele que enviaria. Seria o Espírito a trazer para a luz total a sua pessoa e as suas palavras. [...] Aparentemente, só após a ressurreição, e sobretudo após a ascensão, com a descida do Espírito Santo, é que os apóstolos compreenderam quem tinha estado com eles.

Se não quer receber mais e-mails nossos, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário